![]() |
Fonte da Imagem |
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
●Pesquisa Bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.
●Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.
● Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, seleciona-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
● Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
● Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.
● Pesquisa Ex-Post-Facto: quando o “experimento” se realiza depois dos fatos.
● Pesquisa ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
● Pesquisa Participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas”.
Referências Bibliográficas
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3º ed. São Paulo: Atlas, 1996.
SILVA, Cassandra Ribeiro de O. Metodologia e Organização do Projeto de Pesquisa. CEFET-CE. 2004. Sistema Gerenciador de Séries Temporais. Disponível em: www.bcb.gov.br. Acessado em 25/09/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário